Ernane Alves assina curadoria de importante exposição no CRModa - BH!

O ator, cineasta e artista plástico Ernane Alves abriu, no dia 3 de julho, A moda, a arte, a rua, exposição na qual é curador e assina a concepção artística. No prestigiado coquetel de abertura, no emblemático Centro de Referência da Moda em Belo Horizonte, Minas Gerais, passaram cerca de 300 convidados. 
No happening, Alves apresenta sua habilidade de fotógrafo, inclusive revisitando as polaroides. A mostra, que ocupa os dois andares do Centro de Referência da Moda, ficará em cartaz até o dia 25 de julho de 2015. Com entrada gratuita, a exposição, também, foi palco do lançamento do curta-metragem de documentário A onda da Street Art, de Alves, no dia 18 de julho, numa sessão comentada que teve a participação do artista plástico Rogério Fernandes.
Admirador da roupa feita sob medida pelo amigo e estilista Rodrigo Fraga, Ernane é um entusiasta do mundo da moda. “Há alguns anos assumi o meu gosto pela moda e me rendi ao pensamento de que moldes, cortes, tecidos e estampas são de fato arte”, diz o curador, que se intitula eclético, mas já gostou muito do estilo grunge, herança do Nirvana, grupo do qual é fã. 

Na exposição, parte do acervo da marca mineira Ancestral e a nova coleção da grife são mostradas com estampas desenvolvidas por tatuadores e em peças exclusivas produzidas para a mostra.



A conexão entre a moda, a arte e a rua inspirou Ernane a enxergar nesse mecanismo maneiras diferentes de aproximar talentos artísticos.
Com cinco metros de extensão, o painel Urban Code BH mostra a capital mineira de uma maneira intimista e um tanto singular por meio de fotos em preto e branco. Ernane apostou na manipulação de imagens intituladas Big Me, onde ruas, prédios e monumentos da cidade ganharam proporções menores em relação as pessoas. Nas imagens, Ernane Alves congelou anônimos, ele próprio e a cantora e compositora Kícila Sá, que já trabalhou com Alves no cinema.


Polaroides Urbanas traz uma pesquisa fotográfica que Ernane está desenvolvendo para outro trabalho na área da fotografia.


A instalação Sell the kids for food discute o modo de consumo atual, um reflexo do que nos tornamos diante das adaptações.






No fashion-movie Urban Code People, uma alusão crítica ao comportamento individual e de autopromoção de nós mesmos. Representando a Street Art, os artistas Nilo Zack e Ataíde Miranda mostraram, na noite de lançamento, pinturas produzidas diretamente em painéis. Nomes como o artista plástico Fernando Pacheco, o estilista Rodrigo Fraga e a escritora e publicitária Cris Guerra assinaram o painel “aspas” da mostra.



Devido ao sucesso de público e crítica, a exposição A moda, a arte, a rua, que terminaria no dia 19, foi prorrogada até o dia 24 de julho de 2015. A mostra em cartaz no CRModa tem entrada gratuita.



Centro de Referência da Moda – Rua da Bahia, 1149, Centro – Belo Horizonte, Minas Gerais - Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas