OTTO de Ernane Alves
Kícila Sá & Ernane Alves |
Artes plásticas, circo,
música,
graffiti e literatura são algumas
manifestações artísticas
presentes em
OTTO.
A ideia do filme surgiu em 2005, quando Ernane Alves participou de um Encontro Internacional de Teatro, com o escocês Benno Plassmann. Nesta época, teve seu primeiro contato com o universo do clown e escreveu uma sinopse para um curta, mas em 2010 revisitou seus escritos e OTTO acabou virando um longa-metragem.
Na trama, o garçom Otto, vivido por Alves, é aspirante a poeta e, também, ganha a vida como palhaço nas ruas e praças da cidade. Com referências do Neorrealismo Italiano e Nouvelle Vague francesa, Ernane busca em seus atores e em todo o universo fílmico de OTTO um tom realista e cotidiano. “Trabalhar com o real é uma zona de conforto para mim. Não gosto de produzir nada irreal para os meus filmes, se preciso de uma cerveja em cena não quero um rótulo escrito “cerveja”. Sou assim com os meus atores, quero emoções reais, locações reais...”. O filme é uma produção totalmente independente, realizado com recursos da Portraits Factory Filmes e com apoios diretos de empresas mineiras.
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Eduardo Moreira e Ernane Alves |
OTTO conta com a participação de grandes artistas das mais diversas áreas como: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Rodrigo Robleño (Ex-Cirque du Soleil), Nilo Zack (Prestigiado Artista do Graffiti), Isabela Paes (Atriz da CIA Luna Lunera), Ataíde Miranda (Artista Plástico), Kícila Sá (Cantora/atriz), entre muitos outros.
Para compor o palhaço Meio Sorriso (Otto), Alves convidou o palhaço Rodrigo Robleño (ex Cirque du Soleil) para dar uma consultoria na concepção da personagem. Contudo, a maquiagem e o figurino do Meio Sorriso foram desenvolvidos pelo próprio Ernane. “A maquiagem se deu nos princípios básicos das cores de um palhaço: preto, branco e vermelho. Criei um semblante triste que conversasse com a realidade de um palhaço que enfrenta o afago e ao mesmo tempo a indiferença das pessoas nas ruas de uma grande capital. Quanto ao figurino, precisava de uma bermuda com bolsos fundos, foi então que me veio o talentosíssimo estilista Rodrigo Fraga. A camiseta listrada em preto e branco é uma referência do Chaplin. Já os sapatos Oxford, em vermelho e branco, foram feitos sob medida”, conta Alves.
Para compor o palhaço Meio Sorriso (Otto), Alves convidou o palhaço Rodrigo Robleño (ex Cirque du Soleil) para dar uma consultoria na concepção da personagem. Contudo, a maquiagem e o figurino do Meio Sorriso foram desenvolvidos pelo próprio Ernane. “A maquiagem se deu nos princípios básicos das cores de um palhaço: preto, branco e vermelho. Criei um semblante triste que conversasse com a realidade de um palhaço que enfrenta o afago e ao mesmo tempo a indiferença das pessoas nas ruas de uma grande capital. Quanto ao figurino, precisava de uma bermuda com bolsos fundos, foi então que me veio o talentosíssimo estilista Rodrigo Fraga. A camiseta listrada em preto e branco é uma referência do Chaplin. Já os sapatos Oxford, em vermelho e branco, foram feitos sob medida”, conta Alves.
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Muro na Rua Rio de Janeiro esquina com Ave Espírito Santo - Centro de BH / MG |
PARCERIAS
As artes plásticas têm uma força
e destaque especial no filme OTTO,
pois Ernane também é artista plástico e está sempre atento aos novos talentos
que estão surgindo no cenário brasileiro. “É muito confortante assistir em meio
aos tons de cinza de qualquer metrópole obras que dialogam artisticamente com a
população, como no caso do Menino Palhaço,
que há alguns anos vem alegrando e impressionando os belo-horizontinos pelos
traços de Zack”. Nilo Zack grafitou para o filme um
muro, de 13 metros e meio de extensão, nas esquinas de Rio de Janeiro e Santos
Dumont, bem no coração da capital mineira. A imponente pintura traz três
personagens centrais do filme: Ernane Alves (Meio Sorriso), Eduardo Moreira
(Grupo Galpão/pai de Otto) e Juan Queiroz (Meio Sorriso na infância). Há
intervenções no muro, também, dos artistas Ataíde Miranda e Lucas Prada.
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