Exposição POP ART fica até 15 de agosto no Ponteio Lar Shopping


12 anos depois de sua última exposição de pinturas, o artista-plástico, ator e cineasta Ernane Alves, lança POP ART, exposição que reúne Pinturas, Desenhos, Gravuras e Polaroids.

A mostra apresenta diálogos entre a cultura pop por meio de pinturas, gravuras, a fotografia instantânea (como plataforma artística) e o comportamento individual na atualidade com as novas tecnologias e ainda traz móveis exclusivos desenhados e pintados pelo artista.

Na atualidade um dos hits mais populares da indústria cultural digital é a chamada selfie, um autorretrato feito por meio de celular que virou mania mundial. Em suma, a pessoa vira a câmera do telefone para o próprio rosto e click! Logo a imagem é replicada indiscriminadamente nas redes sociais. Isso a todo momento. Autorretratar-se sempre foi uma prática muito comum entre pintores e fotógrafos. Nos dias de hoje, é hábito de qualquer um com um celular à mão. Em quaisquer plataformas, essa ação de autorretratar-se é, em suma, o exercício de autoimagem. Contudo, atualmente temos à disposição as novas tecnologias, que sempre estão se reinventando.

A exposição POP ART traz uma discussão acerca da banalização auto-imagem que vivemos em “tempos digitais”. Alves registrou com a câmara instantânea anônimos e, também, o processo criativo de grandes nomes da cultura como: Eduardo Moreira (Grupo Galpão), Rodrigo Robleño (ex-Cirque du Soleil), Fernando Pacheco (artista-plástico), Cris Guerra (escritora e consultora de moda), entre outros.

“Tenho observado que muitas pessoas preferem a imagem à coisa real, a cópia perfeita (e manipulada) ao original (com suas naturais imperfeições), a representação à realidade... Em suma, a ilusão aumenta para a verdade diminuir. E isso ganha força num mundo virtual, paralelo e um tanto mentiroso.” Comenta Ernane.


A vernissage aconteceu no último sábado, dia 29 de julho, na Galeria do Ponteio Lar Shopping e a exposição fica em cartaz até o dia 15 de agosto de 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas